Prezado participante do 16º Encontro Brasileiro de Finanças,

Os organizadores do 16º Encontro Brasileiro de Finanças dão as boas-vindas aos participantes.

Considerando que esta pode ser a primeira experiência de alguns participantes como coordenador, apresentador ou debatedor nas sessões ordinárias, gostaríamos de elencar algumas regras e recomendações para que fossem seguidas para o bom andamento do Encontro:

1) Cada sessão ordinária terá, no máximo, duas horas de duração e até quatro artigos para serem apresentados e debatidos;

2) Além de apresentar seu próprio artigo, você pode ter sido escolhido para debater algum artigo do encontro. Essa distribuição já está feita e disponível no site da SBFin. Para aqueles que ainda não estão cientes da distribuição, recomendamos que acessem a programação e se informem sobre quais artigos deverão debater;

3) A razão de existir de um congresso é a oportunidade de trocar ideias, dar e receber contribuições para a melhoria de nossos trabalhos de pesquisa. Assim, agradecemos a todos os participantes pelo esforço em tornar o Encontro Brasileiro de Finanças um dos principais fóruns de discussão dessa área no Brasil.

Abaixo elencamos as principais recomendações aos coordenadores, apresentadores e debatedores:

O PAPEL DO COORDENADOR:

O papel do Coordenador não é apenas o de controlar o tempo. O coordenador pode trabalhar com o debatedor e a plateia promovendo o debate do artigo. Comece a sessão dizendo algumas poucas e breves palavras acerca do assunto da sessão e da ligação entre os artigos. Procure criar um ambiente informal na sessão de modo a encorajar a discussão.

apresentador tem até 23 minutos para falar sobre seu trabalho. O debatedor tem até 5 minutos para suas críticas e sugestões. Os 2 minutos restantes (no mínimo) devem ser alocados para perguntas da plateia. O coordenador deve zelar para que os apresentadores e debatedores respeitem os limites de tempo propostos. O coordenador pode, para facilitar a comunicação com o apresentador, informar o tempo restante por meio de cartões. Tanto o apresentador quanto o debatedor olharão para você em busca da informação do tempo.

No dia da sessão, chegue à sala cerca de 5-10 minutos antes do início e pergunte pelos apresentadores e debatedores. Peça para que façam o upload de seus arquivos no computador da sala antes do início da sessão.

O PAPEL DO APRESENTADOR:

O papel da apresentação é estimular as pessoas a lerem o trabalho, e não apresentar todos os detalhes daquilo que você fez. Portanto, apresente a essência do trabalho. Considere começar pela conclusão e então explique como você chegou até ela. Caso queira, leve um resumo de 1 página e deixe disponível para a plateia (takeaway). Planeje-se para falar 10 minutos, pois é mais fácil se estender em alguns pontos que ter que resumir tudo rapidamente quando o tempo acaba. Ressalte o que é interessante e novo acerca do que você aprendeu com a pesquisa. Apresente o problema de pesquisa, porque ele é interessante e qual a sua contribuição. Dê uma visão geral de como e porque as medidas que você usou estão relacionadas aos construtos teóricos. Apresente os resultados significantes (inclusive sinais) e suas implicações. As pessoas lerão o trabalho completo em busca de maiores detalhes se elas o considerarem interessante. Responda, de maneira ampla, o que aprendemos e o que precisamos fazer agora, a partir dos resultados da sua pesquisa.

Você terá até 23 minutos para a apresentação do trabalho. Observe sempre o Coordenador da sessão, pois ele fará sinais para você informando o tempo restante. No dia da sessão, chegue à sala cerca de 5-10 minutos antes do início e apresente-se ao Coordenador da sessão. Procure fazer o upload do seu arquivo no computador da sala antes do início da sessão.

O PAPEL DO DEBATEDOR:

Você consegue acessar os artigos a serem apresentados no congresso no site da SBFin. Por favor, leia cuidadosamente o artigo atribuído e venha preparado para comentar o trabalho. Os comentários podem incluir, mas não se limitam a críticas construtivas acerca das questões de pesquisa, fundamentação teórica utilizada, metodologia empregada, a análise e os resultados apresentados, e as implicações derivadas. Muitos debatedores também acham útil destacar as inter-relações entre os demais artigos apresentados na sessão. Sinta-se à vontade caso queira mandar os comentários previamente para os autores.

Como debatedor você receberá 5 minutos para os comentários. Por favor, faça os comentários pertinentes dentro do tempo alocado de forma a deixar tempo para perguntas da plateia. Observe sempre o Coordenador da sessão, pois ele fará sinais para você informando o tempo restante. É desejável fazer alguns poucos slides (2-4) com seus principais comentários. Adicionalmente, você pode deixar com o autor uma versão anotada (comentada) do artigo, pois isto o ajudará a finalizar o trabalho.

No dia da sessão, chegue à sala cerca de 5-10 minutos antes do início e apresente-se ao Coordenador da sessão. Procure fazer o upload do seu arquivo no computador da sala antes do início da sessão.

Atenciosamente,
Organização do 16º Encontro Brasileiro de Finanças